O ANO JUBILEU DE NOSSA CBN

31 de julho de 2017 / 2 Comentários

cbn 4- O JornaleiroLembro-me de que em 1967, cinquenta anos atrás, eu estava em Guararapes. As notícias não chegavam “online” como hoje. A fundação da nossa CBN me chegou através da primeira edição do Batista Nacional, onde os nossos precursores definiam o caminho que deveríamos trilhar – continuaríamos batistas, como sempre fomos, acrescentando ao nosso pacto que assumíamos ao sermos batizados nas águas – sempre o publicamos em nossos informativos – a crença no batismo com Espírito Santo como segunda benção e na continuidade dos dons espirituais.

A nossa identidade foi definida por aqueles que foram colunas da renovação espiritual. Embora pertençamos ao cristianismo histórico, fomos renovados e não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos: o Espírito Santo visitando as igrejas históricas e trazendo um renovo.

Muito foi enfatizado sobre a atuação dos nossos pioneiros, da história que foi escrita, mas não podemos olvidar as colunas que hoje estão se levantando, reconhecendo a importância do passado, e olhando para o futuro.

Não é um simples olhar, mas um agir, uma ação proativa, delineando os contornos, aparando as arestas, aplainando a estrada real para as futuras gerações.

As colunas do passado são bem conhecidas, mas precisamos honrar as do presente, o que está sendo escrito pelo Pastor Cláudio Ely Dietrich Espindola, Pastor Edmilson Vila Nova, Pastor Jonas Neves, Pastor Jesus Aparecido Silva, Pastor Wellington Coelho de Sousa, o vate de Goiás, Pastor José Carlos Silva, Pastor Eder José de Melo Silva, e outros tantos, em vários rincões do Brasil, apaixonados por renovação espiritual e ardorosos defensores da CBN, como Pastor Elpídio Lourenço, Pastor Antenor Lourenço – uma verdadeira nuvens de testemunhas.

Vendo esses corações apaixonados, não posso deixar de ter esperança na continuidade desta obra, no fortalecimento da sua unidade, porque caso diferenças surjam, eles saberão nos ajudar a encontrar o caminho da nossa unidade, nos estimulando a olhar para as colunas do passado que deixaram no nosso DNA – uma marca indelével: somos batistas, batistas renovados e nunca deixaremos de sê-lo; saberemos rechaçar todo vento de doutrina e levantar a bandeira da reforma, que a 500 anos tremula proclamando:

SOLA SCRITURA

Volto das comemorações do nosso jubileu com um coração renovado. Pela primeira vez vejo minha denominação definir com autoridade e firmeza o posicionamento de proibir pagamento aos artistas, pastores e bandas que cobram pelos seus serviços, verdadeiros mercenários.

Devemos ofertar com amor aqueles que servem ao Senhor mas rechaçar aqueles que se usam das igrejas para encher os seus bolsos e produzir apenas fumaça e fogo estranho sobre o altar.

Muito feliz também com o posicionamento tomado sobre políticos, são bem-vindos para simplesmente assistirem nossos cultos e serem anunciados como visitantes – apenas acrescentaria – da mesma maneira que fazemos com o mais simples frequentador de nossas reuniões de adoração.

Não poderia deixar de destacar a impressionante performance do nosso Presidente Pastor Edmilson Vila Nova, numa maratona extenuante de reuniões, sem em nenhum momento perder o equilíbrio e o entusiasmo.

Foi marcante a presença do Pastor Roberto Silvado e Pastor Juracy Carlos Bahia, respectivamente Presidentes da Convenção Batista Brasileira e da Ordem dos Pastores Batista Brasileira e ainda o Diretor Executivo Pastor Sócrates Oliveira de Souza, que ofertaram uma placa comemorativa dos nossos 50 anos de CBN.

A aproximação das duas convenções sempre foi sonhada por todos nós. Animosidades em alguns bolsões de resistência ainda perdurarão, mas a forma como estão sendo conduzidas as ações de unidade, irão finalmente virar a página do momento triste de ruptura, acabando por lançar no limbo do esquecimento as lágrimas vertidas e celebrando um novo tempo de comunhão e amor.

SOLI DEO GLÓRIA

O Jornaleiro
31/07/2017

Voltar




2 comentários

  1. Edmilson Vila Nova disse:

    Parabéns pelo excelente texto.

  2. Magdiel de França Silva disse:

    Excelente síntese de onde viemos, quem somos e onde chegaremos. Hoje aos 38,mas quando tinha 10 anos,meu pai hospedava vários missionários em nossa casa, lembro que quando via o símbolo da nossa Convenção, eu assimilava a MISSÕES. Louvo a Deus por fazer parte da CBN e por participar desse momento histórico e marcante. DEU CONTINUE NOS ABENÇOANDO!