O RETRATO DA ALMA

10 de novembro de 2016 / 3 Comentários

o-retrato-da-alma_3  Os discípulos foram perguntar a Jesus se eles deveriam pagar impostos e obtiveram a seguinte resposta:

– “De quem é esta imagem (esfinge, retrato) que está na moeda? ” – perguntou Jesus.

– “De César” – disseram os discípulos.

– “Então dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. ” – disse Jesus.

 

Qual é o retrato da nossa alma?

A Bíblia chama Lúcifer de o Acusador de nossos irmãos. Nosso retrato é de um Acusador? Estamos sempre vendo o defeito dos outros, passamos a maior parte de nossas vidas, ocupando nosso tempo com críticas ácidas e destrutivas?

Nós não nos damos conta de que expressamos com os lábios o retrato da nossa alma e nem nos preocupamos em sermos participantes da natureza maligna quando agimos como Satanás age, como acusadores dos nossos irmãos.

Reparamos nas vestes, nos carros, na maneira como as pessoas vivem ou gastam seu dinheiro, como se divertem, como pecam mentindo, traindo, ou produzindo qualquer fruto mal.

É lícito acusá-las? É ser santo apontar defeitos alheios? Considerações que parecem inofensivas, só para passar o tempo, mas que torna a nossa mesa uma mesa de escarnecedores. Menosprezamos os outros quando criticamos e propagamos ao mundo que somos superiores, não temos nenhum defeito por isso podemos falar dos outros, coisas que parecem trivialidades, mas não são. Qual o nosso retrato?

Lúcifer andava sobre pedras reluzentes, o brilho ofuscou-lhe a razão e ele quis mais. A vaidade é um brilho fútil que perturba o raciocínio. O amor ao brilho, a aparência, traz orgulho e insensatez.

A vaidade leva o homem ao narcisismo e hedonismo, o prazer de si mesmo. O homem sente prazer nas suas vestimentas, no seu carro de luxo. Nas suas joias e sapatos, nos seus cabelos e unhas, nos brincos. É o prazer de ser bonito, atraente, notado, bem quisto e amado.

Mas isto não é bom? Não, o prazer do justo está na lei do Senhor e na sua lei ele medita de dia e de noite.

Andar bem composto, mas discreto, sem chamar a atenção, sem o sentir prazer em nós, elegante, bonito, mas sem exageros, vestir-se bem, mas não com o objetivo de se sentir melhor.

Qual é o seu retrato? “De quem é esta esfinge? ”

O mundo moderno é dominado pela ganância, sempre queremos mais, mais títulos, mais dinheiro, mais bens materiais. A simplicidade é uma virtude esquecida e no lugar dela tem sido colocada a ostentação. É por isso que muitos não têm nada, enquanto poucos têm para jogar fora.

Seria muito triste responderem a cerca de mim e de você – é de César.

No caso em tela – É de Lúcifer.

O que vem em seguida é pior ainda – “Dai a César o que é de César. ”

Na carta aos Romanos lemos que Deus entregou os homens ao pecado, como se o pecado atraísse o pecado. A acusação chama mais acusação, a vaidade mais vaidade, o hedonismo e narcisismo, mais, a ganância, mais.

Os homens enganadores irão de mal a pior, reza a Bíblia. E o pior enganador é o que engana a si mesmo, pensando que tem a imago Dei, e age como uma extensão do mundo satânico.

O pó e a cinza são o remédio, a penitência do arrependimento, da confissão, do pranto.

Esta é uma mensagem que nunca me ouvirão pregar, nem pode ser pregada nos dias atuais, dias de Sodoma e Gomorra, mas o jornaleiro pode escrever.

O Jornaleiro

Voltar




3 comentários

  1. Isabel Rosa Braz disse:

    Li outro dia que o Espírito Santo nos ajuda, ,mas não nos força a nada.Que Deus tenha misericórdia de mim!

  2. luciano disse:

    mensagem maravilhosa que sabedoria como e bom ter um lider assim usado por Deus

  3. elizabeth bornato disse:

    DEUS TEM USADO PODEROSAMENTE COM SABEDORIA , MENSAGEM OPORTUNA COMO DISSE NOSSOS IRMÃOS