POLÍTICA CEGA

24 de julho de 2017 / 1 Comentário

politica cegaA mídia noticiou o apoio de alguns partidos brasileiros ao regime bolivariano da Venezuela presidido por Nicolas Maduro. A população daquele país sofre com a falta de alimentos, produtos higiênicos e até remédios.

Ignorar esses fatos e fechar os olhos para a realidade apenas para defender uma ideologia é algo muito preocupante, principalmente porque esses partidos abrigam parlamentares que certamente estarão concorrendo a futuras eleições.

Esse gesto inconsequente seria um suicídio político caso nosso povo procurasse ser bem esclarecido, estando plugado no que está acontecendo à sua volta, mas…

Consta que Spurgeon dizia que um pregador precisa estar com a Bíblia e um jornal sempre à mão. A prédica não pode dissociar-se da realidade.

O famoso padre Antônio Vieira tinha posições claras sobre a situação política da época, e Savanarola foi queimado na fogueira por falar a verdade sobre o que acontecia na sociedade fiorentina.

O voto é a arma que o cidadão tem para purgar o parlamento, colocando ali homens equilibrados, honestos, com espírito público, preocupados em servir a nação, e não simplesmente enriquecer.

Sei que é difícil encontrar alguém assim, mas não percamos a esperança e vamos evitar aqueles que se mostram mais radicais, os que são declaradamente corruptos, e os que combatem a fé.

Para sermos criteriosos precisamos estar atentos ao que acontece e alertar o nosso povo, esclarecê-lo quanto aos desvios manifestos em candidatos que postulam um cargo público, mas que não demonstram o mínimo de bom senso e honradez.

Não entremos nessa briga de direita e esquerda, em que quem está na direita chama todos os demais de esquerda e vice-versa, porque a polarização fanática impede que se busquem alternativas viáveis para as melhores práticas de políticas públicas.

Quando uma liderança partidária expressa algo que foge do razoável, deve ser contestada pelos seus correligionários que imediatamente devem corrigir sua postura. No entanto, se falta o senso crítico, é sinal que a cegueira é geral.

O cristão deve ser um pensador, pois medita na palavra de dia e de noite. Mas, além disso, deve ser um bom leitor de tudo que acontece à sua volta para não viver alienado da realidade.

Não é o caso de nos tornar engajados politicamente, mas como agentes de formação e informação, precisamos estar atualizados para não permitir que nosso povo ande à deriva, sem opções de escolha, abdicando do direito de, como cidadão, participar do destino de nosso país.

Getúlio Vargas é uma inspiração para os movimentos sociais que buscam espaço e melhores condições de vida. A ele se atribui a nossa CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas. Ele não abraçou nenhuma tese radical e foi contra os países do eixo, na segunda guerra mundial.

Dentro do nosso dever de opinar, cremos que foi no mínimo equivocada a posição do PT e sua presidente em apoiar o regime bolivariano presidido por Nicolas Maduro, ignorando o sofrimento do povo venezuelano.

Devemos incentivar o diálogo, abrir mão de direitos, e buscar sempre a paz, e não a guerra. Creio ser essa a postura de um cristão.

É o momento de sermos olheiros – expressão cunhada do jargão futebolístico –, e selecionarmos aqueles que possuem melhor perfil para frequentar a casa do povo, como é chamada a Câmara e o Senado.

Desta tribuna, estaremos fazendo a nossa parte.

O JORNALEIRO
24/07/2017

Voltar




1 comentário

  1. Não podemos deixar que esta crise fira ou finde o nosso orgulho de ser brasileiros.
    “Mas, se ergues da justiça a clava forte,
    Verás que um filho teu não foge à luta,
    Nem teme, quem te adora, a própria morte.
    Terra adorada,
    Entre outras mil,
    És tu, Brasil,
    Ó Pátria amada!
    Dos filhos deste solo és mãe gentil,
    Pátria amada,
    Brasil!”