ÍNTIMOS, MAS REVERENTES

14 de julho de 2023 / 0 Comentários

Íntimos, mas reverentes 1 (1)

Deus permite que tenhamos intimidade com Ele. As figuras que a Bíblia usa para mostrar como Ele se relaciona conosco, a de um esposo com esposa, filho com pai, pastor com a ovelha, deixam bem claro como ele quer abrir o coração para nós, amar com intensidade, confidenciar verdades inescrutáveis.

Quando oramos é com ousadia, “cheguemos com confiança ao trono da graça”, ou, em lágrimas de arrependimento e confissão, e, muitas vezes com gritos de jubilo e louvores altissonantes. É nosso Pai, é nosso Pastor, nosso Consolador, podemos bater à sua porta a todo instante, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Temos o exemplo na Bíblia da mulher que tinha um vaso de alabastro de perfume caríssimo que o quebrou e derramou sobre Jesus e Ele disse que ela estava profetizando a sua morte. Também lavou os seus pés com lágrimas e os beijava em profunda dor pelos seus pecados, arrependimento e gratidão pelo perdão divino.

Às vezes passamos de largo por esta cena. Ela, no entanto, é impressionante. Não me lembro de nenhuma outra passagem da Bíblia que Jesus permite tamanha intimidade com ele. Nasce do perdão a quem muito pecou, na visão dos homens da sua época a que mais pecou, porém, a que mais foi perdoada.

Intimidade que nasce de um arrependimento em que o coração é rasgado – “Rasgai os vossos corações e não os vossos vestidos”, “Chorem sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar e clamem: Poupa, ó Senhor o teu povo”.

Corta-me o coração ver como a mulher é tratada em nossos dias, desvalorizada pela sociedade que a vê como objeto de prazer, mal-amada por maridos que não valorizam o seu afeto e dedicação – não ficarão impunes no dia do juízo.

Serão cobrados pelo talento que Deus colocou em suas mãos para que valessem cada dia mais em honra e dignidade e não adianta dizer que as entregaram ao Senhor como receberam, uma vez que terão de devolvê-las mais amadas –

“Amai as vossas mulheres”.

Jesus permitiu uma intimidade sem precedentes nas Escrituras de uma mulher considerada a mais indigna pelos homens do seu tempo.

Mas nunca devemos nos esquecer que temos de temer e tremer diante d`Ele. Às vezes me surpreendo falando grosso e alto diante do Senhor e uma voz lá dentro me diz – cuidado, se Ele surgisse diante de você agora como o fez a João você cairia como morto!

Quando falar com Ele, lembre-se – pode abrir seu coração, mas com temor, pode ser ousado, mas com humildade, nunca se esqueça com quem você está falando. Não disse Ele a Moisés – “Tira a sandália dos seus pés, porque o lugar que pisas é santo”? E a Jacó – “Quão terrível é este lugar”.

Há ocasiões nas quais temos que ficar até mudos, sem palavras, em estado de profunda humilhação, só curtindo a nossa insuficiência e pequenez. Há um exercício que faço com frequência: fico pensando no cosmos, na imensidão do universo, “quem é o homem mortal para que dele te lembres”?

Diante da grandeza infinita de Deus me recolho na minha pequenez e insuficiência, nada falo, nada peço, só choro baixinho, escondido no âmago da minha alma.

 

O JORNALEIRO
14.jul.23

Voltar




0 comentários