UM SERMÃO PERIGOSO

11 de julho de 2023 / 0 Comentários

Ums ermão perigoso 1

Assim disse André Valadão:

“Aí Deus fala: Não posso mais, já meti esse arco íris aí, se eu pudesse eu matava tudo e começava tudo de novo. Mas prometi pra mim mesmo que não posso, então agora está com vocês. Vou repetir, agora está com vocês”.

Transcrevo acima, literalmente, as palavras pronunciadas pelo ilustre “pastor” André Valadão, líder máximo da Lagoinha Global com inúmeras igrejas espalhadas dentro e fora do país.

Observações técnicas importantes sobre o assunto em tela:

- Precisamos ter cuidado com a linguagem que usamos ao pregar. Nossa linguagem deve ser polida, sem palavras chulas. A expressão usada “já meti esse arco íris aí” demostra falta de cultura e desconhecimento do vernáculo. Tratando-se de um líder tão importante aos olhos de seus seguidores e de tantos outros crentes de mentes obscurecidas, era de se esperar uma melhor postura.

- O tom usado é de natureza profética: “Aí Deus fala”. É muito sério isso, porque ele está falando como se fosse um profeta que ouviu uma voz vinda do Espírito Santo. Ele expõe um estilo muitas vezes usado, por pregadores carismáticos, mas baseada na Bíblia. No entanto, está longe de apresentar um enunciado estritamente bíblico. Basta acompanhar o significado total da sua elocução para se perceber isso.

- Teologicamente é um desastre. Ele diz, falando como se fosse Deus: “se eu pudesse”, como se Deus não fosse o Todo Poderoso. Para Deus não existe o “se”, ou o “talvez”, o que Ele quer ele faz. O Deus do “se pudesse” não é o Deus “Eu sou”, mas um deus pagão criado na imaginação de um homem que se chama André Valadão.

- Doutrinariamente insustentável. Não é porque Deus estabeleceu o arco íris como sinal de aliança declarando que não destruiria a terra novamente com o dilúvio que Ele não possa destruí-la através do fogo. “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como um tesouro para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios” 2 Pedro 3.7. A instrução bíblica recebida por esse pastor é completamente insólita e compromete àqueles pastores que “manejam bem” a palavra da verdade. “Procura apresentar-te a Deus, como obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”. 2 Timóteo 2.15.

- A resposta que ele apresenta como solução para o problema da paixão sexual sem limites, ou seja, a luxúria, não é solução, é um apelo a violência. Lembra a JIHAD, um termo islâmico que significa luta, mas para os terroristas significa uso da violência, até assassinato para impor as suas ideias. Convém salientar que esse significado mais radical é usado só por terroristas, pessoas que deturpam os ensinos da fé islâmica. No caso sob análise a deturpação foi da fé cristã.

- A proposta que ele apresenta como solução é que os crentes assassinem, matem todos os que estão inclusos no pecado do homossexualismo, ignorando que não existe régua que meça o pecado, uma vez que o pecado de xingar o irmão de louco é igual a qualquer outro pecado. “Cobiçar uma mulher” no pensamento basta para ser pecado e creio que dificilmente exista alguém que não o haja feito.

- Aqui apresento bem rapidamente minha visão sobre os problemas de desvios sexuais. Saliento que considero que o apetite sexual sem limites, luxúria, é um pecado afeto à humanidade em geral. Pessoas regularmente casadas podem cometer esse pecado, solteiros, mulheres no caso de mulheres com mulheres, homens com homens, homens com mulheres. O pecado da imoralidade sexual, luxúria, está presente em toda humanidade em quaisquer tipos de relacionamentos de ordem sexual,

O amor não é sexo, mas o sexo deve ser feito com amor. Não existe amor livre porque o amor é responsável. Antoine de Saint-Exupéry que o diga: “Tu te tornas eternamente responsável por quem tu cativas”. No hino ao amor, capitulo treze de primeiro Coríntios, temos uma descrição do verdadeiro amor. Pena que o espaço seja pequeno para melhor expor esse assunto, mas creio que apresentei uma ideia bem sucinta que aponta para a sublimidade do amor que é totalmente diferente das paixões humanas carnais, digam elas a quaisquer tipos de relacionamentos sexuais.

- Finalmente dizer que cabe a nós fazer o que Deus não pode fazer é colocar o homem acima de Deus e sabemos muito bem de quem é esse sentimento de se colocar acima do Altíssimo. “A lei e o testemunho se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” Isaias 8.20. A Igreja precisa estar alerta porque igrejas grandes não significa que sejam puras e bíblicas. Cuidado com o show, muito som, muita música, pouca Palavra e cheia de…sermões perigosos.

O JORNALEIRO
10.jun.23

Voltar




0 comentários